Cuide de seus dentes: Bruxismo
O Bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou durante o sono.
Os médicos ainda não identificaram as causas do problema, mas já sabem que algumas disfunções físicas e até psicológicas podem agravar o problema.
Causas
Entre as causas estão, por exemplo:
- psicológicas: ansiedade, estresse, tensão, raiva e frustração
- físicas: má oclusão (dentes ou mandíbulas desalinhadas), apneia do sono e refluxo gástrico. Hoje, já se sabe que a nicotina, o álcool, a cafeína e as drogas também podem aumentar o risco de seu desenvolvimento.
Sintomas
Esse ato de apertar ou ranger os dentes involuntariamente pode acometer adultos, adolescentes e até crianças e na maioria dos casos, o paciente nem percebe, mas sente os sintomas como:
- desgastes do esmalte
- dentes lascados ou trincados
- dentes moles
- aumento da sensibilidade
- dor na mandíbula
- dor de cabeça ao acordar
- dor na face
- dores de ouvido.
Tratamento
O tratamento deve ser feito no consultório do dentista, primeiro para determinar se há algum dano aos dentes como desgaste ou trincas. Entre os tratamentos está a placa de mordida ou miorrelaxante. Trata-se de um dispositivo móvel de acrílico ou silicone que se ajusta sobre a superfície dos dentes. Ela não impede o ranger ou apertar dos dentes, mas evita o desgaste, trincas, amolecimentos dos dentes ou até uma disfunção temporomandibular (DTM), decorrentes do bruxismo.